TranstornoObsessivo-Compulsivo
Agende sua Consulta
Agende via WhatsAppObrigada pela mensagem!
Em breve entraremos em contato para esclarecer as suas dúvidas
Ops! Parece que houve um erro.
Tente novamente mais tarde.
Patologias mais comuns
- Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC)
Caracteriza-se, como o próprio nome sugere, pela presença de obsessões e/ou compulsões.
Obsessões são pensamentos intrusivos e indesejados que provocam acentuado sofrimento ou ansiedade. O indivíduo tenta ignorar ou neutralizar tais pensamentos a partir de outros pensamentos ou comportamentos.
Já as Compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais (contar, repetir palavras em silêncio) que o indivíduo se sente obrigado a executar em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras que devem ser aplicadas rigidamente.
Pensamentos Obsessivos vão desde a preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação, até pensamentos supersticiosos e relacionados a simetria/organização. As compulsões costumam ter a função de aliviar a ansiedade provocada pelas obsessões e envolvem limpar a casa ou organizá-la exageradamente, conferir se trancou a porta de casa ou do carro exaustivamente, ou mesmo contar uma sequência de números na própria cabeça, entre outros.
- Skin-picking
Caracteriza-se pelo ato de beliscar compulsiva e repetitivamente a própria pele, geralmente no rosto, braços e mãos, ainda que muitos indivíduos belisquem diferentes partes do corpo. Podem beliscar pele saudável, como também irregularidades menores na pele, lesões, como espinhas ou calosidades, ou cascas de lesões anteriores.
A maioria das pessoas belisca com as unhas, embora muitas utilizem pinças, alfinetes ou outros objetos. Além de beliscar a pele, pode haver comportamentos de esfregar, espremer e morder.
É comum que, em quadros de Skin-picking, o indivíduo tente esconder lesões, utilizando maquiagem e mangas compridas, por exemplo, e apresente comportamento evitativo.